Notícias

PARTIDO DOS NINHOS DE MADEIRA CUMPRIU O QUE PROMETEU (5/12/19)

Na verdade, todos cumprimos: a Câmara Municipal de Évora, a Escola, as crianças, os pais/mães/encarregados de educação e todos os amigos que querem bem à escola.Nota grande para os quatro funcionários da Câmara Municipal, pela sua simpatia, entusiasmo e tempo que deram. A saída era às 12h e ficaram quase até às 14h. Significativo. Fiquei fã da equipa da Barquinha. A “Desacta” do dia ficará para amanhã ou sábado. Bem hajam todos os que participaram e fizeram isto tudo acontecer. Para a semana haverá novidades. Boas, de esperança e de sonho. Ou não se tratasse de uma escola com o melhor que tem lá dentro e à sua volta. E o Movimento das Mochilas também cumprirá em breve.Bom recordar de onde isto vem. Das eleições de 8 de Outubro de 2019.

PROJECTO MYBUILDINGISGREEN (4/12/19)

E hoje foi dia de todas as partes se juntarem e darem o seu contributo: o Real Jardim Botânico de Madrid (o promotor do Projecto), a CIMAC e a Câmara Municipal de Évora (interlocutores do projecto em Évora), a Escola, o Agrupamento, os pais e as fantásticas crianças.

Muitas das sugestões das crianças e dos pais foram acolhidas. Todos saímos “vencedores”. Sobretudo a Escola e as crianças.

Numa das imagens podemos ver umas das opções em análise: a fachada Este coberta de plantas sobre cabos tensores que permitem uma passagem inferior.

Em breve tentaremos por aqui a apresentação que nos foi mostrada.

Depois das casas de banho ontem, do contributo de todos para o pátio da escola hoje, segue amanhã a colocação do protótipo verde (aquele saco com plantas) na cobertura e dos ninhos nas árvores. É assim uma escola onde todos contribuem e dão o seu melhor com entusiasmo. .

Remodelações nos sanitários da Escola – actualização

No dia 3 de Dezembro houve uma actividade na escola para discussão com as crianças sobre os problemas dos sanitários e formas de os ultrapassar. Houve também lugar a notícias mais concretas sobre a remodelação dos sanitários. Assim, ficamos a saber que as obras vão acontecer em duas fases:

Fase 1: Durante as férias de Natal 2019. Serão substituídas as divisórias, portas e fechaduras. Por decisão de maioria (das crianças, claro!), as novas divisórias serão azuis.

Fase 2: Em data ainda a definir. Será substituído o chão e as loiças.

Para além destas melhorias, as crianças sugeriram mais algumas, consideradas importantes para a boa utilização e conforto dos sanitários: a colocação de espelhos; a existência de cestos de papéis ao lado de cada sanita e não apenas debaixo da bacia, como estão agora (esta possibilidade será avaliada, tendo em conta experiências anteriores, espaço, etc; no entanto, há algum consenso sobre a importância de não colocar os papéis na sanita para prevenir entupimentos); melhores soluções para colocação do papel higiénico; arranjo/substituição dos dipensadores de sabonete líquido.

Toda a discussão foi muito participada, deixando perceber que é um assunto que diz muito às crianças e em relação ao qual todos têm muito a dizer: muitas mãos no ar quando a pergunta é sobre as casas de banho, o que está mal e o que queriam que fosse melhor.

Discussão aberta com muitas sugestões e comentários pertinentes. Como é sempre que consultamos as crianças sobre os assuntos que lhes dizem respeito.

Uma sanita, um piaçaba, papel higiénico, muitas informações e também muita gargalhada foram os ingredientes de um momento perfomativo impagável criado pela enfermeira Rosa Silvério, num convite à perspicácia e sentido crítico das crianças.

Estiveram presentes a Dra. Elsa Oliveira e a Dra. Carla Henriques da Câmara Municipal que, atentas, pediram compromissos em troca de compromissos, ouvindo e anotando sugestões.

As pessoas notam quando estão a ser escutadas. Este foi um momento de escuta e de consulta dos primeiros interessados no assunto: as crianças. Em geral, é preciso ouvi-las mais, perguntar-lhes mais sobre aquilo que lhes diz respeito. E este foi um passo nesse sentido, para o que foi fundamental a participação dedicada dos adultos que tornaram este momento possível.

***

 

À NOSSA ATENÇÃO!!! (4/12/19)

eleiçoes 111.JPG

 
“O Conselho Nacional de Crianças e Jovens (CNCJ) é uma iniciativa da Comissão Nacional de Promoção dos
Direitos e Proteção das Crianças e Jovens (CNPDPCJ). A Comissão Nacional é uma entidade de referência para
a efetiva concretização dos Direitos de todas as crianças e jovens em Portugal, designadamente ao nível da sua
participação na tomada de decisão pública.
O processo de candidaturas que agora se inicia corresponde à construção de um conselho permanente de
consulta, denominado Conselho Nacional de Crianças e Jovens, cuja ação deverá ter impacto nas políticas públicas e transformação social.
O CNCJ pretende dar voz às experiências, preocupações, necessidades e expectativas das crianças e jovens e
desempenhará um papel importante no estabelecimento de pontes com as suas comunidades locais. “
Dossier aqui:
 
Candidaturas até 20 de Janeiro.
 
***
 

Novos sanitários para a Escola (2/12/2019)

wcDurante as próximas férias de Natal, haverá obras de requalificação dos sanitários das crianças na Escola da Horta das Figueiras. Antes dessas obras, e com a intenção de envolver as crianças em todo o processo e no cuidado com as casas de banho, vão ser realizadas sessões de informação, discussão e aprendizagem sobre o que todos querem para as casas de banho da escola e o que cada um pode fazer para as cuidar.

Estas sessões terão lugar no próximo dia 3 de Dezembro, durante a tarde e terão a participação das professoras, das técnicas da câmara envolvidas na requalificação, da enfermeira Rosa Silvério e de alguns pais que se disponibilizaram para estar presentes e até realizar uma actividade lúdica e pedagógica relacionada com o tema.

Pretende-se com estas actividades contribuir para o desenvolvimento nas crianças de uma consciência da necessidade de cuidar bem das instalações da escola em geral e das casas de banho em particular, com os benefícios que isso tem em termos de higiene, saúde e conforto para todos.

Se houver encarregados de educação que queiram participar na actividade e que ainda não estejam envolvidos, podem contactar a mãe Ana Oliveira através da página de facebook da Comunidade da Escola ou aparecer no dia 3 de Dezembro, terça feira, pelas 14h na escola.

***

Encontros de Ninhologia

encontros de ninhologia

De onde veio esta ideia e para que serve?
Na sequência das eleições que aconteceram no passado dia 8 de Outubro na Escola da
Horta das Figueiras, de onde saíram dois grandes vencedores: o partido dos ninhos de
madeira e o movimento das mochilas. Relembrando o momento…
Começámos e ainda estamos em processo no primeiro desafio: construir e colocar as
caixas-ninho na escola. Ler o documento aqui

CONSTRUÇÃO DE NINHOS (25/11/2019)

2

Bom recordar que a construção dos ninhos resultou de um processo eleitoral que aconteceu em  Outubro (8/10/2019).

boletim de voto
O boletim de voto. O PNM e o MM foram as foram os partidos vencedores.

Hoje montámos três caixas-ninhos: de mocho, morcego e para passeriformes. A juntar às 4 caixas-ninhos já oferecidas pela Câmara Municipal de Évora, tivemos mais quatro oferecidas pela Liga para a Protecção da Natureza (LPN)- Alentejo.

54
Todos os ninhos. Em segundo plano um ninho de pica-pau encontrado no campo que também vamos “recuperar”.

Contámos com a preciosa (e tão simpática) ajuda dos investigadores (os nossos “ninhólogos”) da Universidade de Évora – Maria do Carmo Salgueiro e Pedro Salgueiro –  que, de forma informal e generosa, nos ajudaram durante dois fins-de-semana a melhor compreender o fantástico mundo das aves e como os humanos podem promover a conservação da natureza na cidade, nomeadamente no pátio da escola.

11
O “nosso ninhólogo” Pedro Salgueiro ensinando a contar chapins e a dizer-nos os melhores locais para instalarmos os ninhos.

 

666
A mãe Joana fez-nos chegar um poema do Miguel Torga a propósito que o pai Gladson gravou a laser na caixa-ninho do mocho.

Durante quase 4 horas 31 pessoas (pais e crianças) juntaram-se numa tarde de domingo para darem um dos bens mais preciosos das suas vidas – o tempo – e , desta forma, contribuírem para uma escola que todos aprendemos a gostar e a cuidar.

NINHOS – BOAS NOTÍCIAS (20/11/2019)

Por boas coincidências, foram-nos ontem oferecidos madeira já cortadinha para fazer 4 ninhos. Todos diferentes: para morcegos e corujas (na imagem), para chapins e para alvéolas.

Foi o Cau, da LPN-Alentejo que nos fez essa gentileza. Ninhos que há uns anos tinham sido financiados pela Câmara Municipal de Évora.

Sendo assim, “apenas ” precisam de ser montados. Tínhamos escolhido o domingo de manhã para isso, recordam-se? Fica, pois, para este domingo, 10h, a construção dos 4 ninhos. Todos bem-vindos.

Como de costume, todos bem-vindos! Alguma comida e bebida para partilhar sabe sempre bem.

Até domingo?

 

Construção de ninhos. Notas sobre o encontro com os “ninhólogos” (17/11/2019)

meeting 1.jpg

Reunimos às 16h, um grupo de pais e crianças com os nossos convidados: o ornitólogo Pedro Salgueiro, a Bióloga Carmo Salgueiro e a sua filha Inês!

Numa conversa cheia de dúvidas amadoras e repleta de conhecimentos e conselhos de ambos, falaram-se sobre muitos assuntos, e assim, “brincando e rindo”, que é como quem diz “comendo bolinhos e bebendo chá”, tivemos uma aula de ornitologia a sério.

Aprendemos sobre o tipo de aves que podem viver nas árvores da escola, o tipo de caixa (dimensão, natureza), a construção da caixa ninho e detalhes muito importantes (como os 5 furos na parte de baixo dos ninhos, para que possam manter a humidade, mas deixar a água escoar); a forma de colocar nas árvores sem as ferir – através de arames; Muito importante para os pais pássaros, a segurança do ninho: fazer um buraco de pequena dimensão (28mms de diâmetro) e aplicar um sistema simples de gancho que permita fechar o telhado do ninho para evitar ataques de gatos; A posição desejável das caixas ninho Este-Oeste;

Aprendemos também sobre a importância de fazer monitorização dos ninhos e sobre a nidificação das aves; sobre a alimentação dos pássaros no inverno e sobre a importância de fazer comedouros e sobre as pragas que importa vigiar para não ocuparem as caixas, como as vespas ou as formigas…E também que podemos ter caixas ninho para morcegos, e de como os morcegos também têm um papel muito importante…

Colegas de aula…alguma ideia em falta, pf sintam-se à vontade e acrescentem…

Estamos prontos para o desafio seguinte: montar as caixas ninhos…

 

Projecto MyBuildingisGreen: construção da maquete com as propostas dos pais (9/11/2019)

E hoje os pais juntaram-se na Escola para dar corpo (construir a maquete) às propostas ensaiadas há 15 dias.

GERAL

PAIS GERAL

 

Animais foram à escola  (4 de Outubro de 2019)

Os animais nossos amigos foram até à escola com a ajuda generosa da mãe Sofia Gião e de um grande amigo da escola e das crianças o Manuel Jorge. Aos dois, muito obrigado.

 

 

 

Este slideshow necessita de JavaScript.

cartaz eleicoes EBHF_PNG
Saber mais aqui

Reunião de pais 27/9/2019

reuniao pais.JPG

Temas discutidos: Projecto MyBuildingisGreen, Eleições das Crianças e Requalificação das Casas de Banho.  Tudo numa hora.

RECEPÇÃO AOS ALUNOS 13/09/2019, 9h30

INÍCIO DO ANO LECTIVO 16/9/2019

INICIO.JPG

Nota: corrigida a data de início do ano lectivo . Estava, erradamente, 19/09 e é 16/9 , segunda-feira. 26/8/2019 (18h30).

CONFORTO TÉRMICO: ESCOLA HORTA DAS FIGUEIRAS INTEGRA PROJECTO LIFE

A Escola Horta das Figueiras é uma das duas escolas escolhidas pelo projecto  LIFE-myBUILDINGisGREEN . A outra escola escolhida é a Escola do Falcão no Porto. 

Este projecto, num investimento que poderá rondar os 250.000 € (a confirmar),  prevê a construção de uma  coberturas verde por forma a melhorar o comportamento bioclimático do edifício escolar e monitorizar como este reage aos eventos extremos, como vagas de frio e ondas de calor.

A solução  a aplicar, ainda em objecto de discussão entre as entidades que integram o projecto ( AGENCIA ESTATAL CONSEJO SUPERIOR DE INVESTIGACIONES CIENTÍFICAS, CIMAC e Câmara Municipal de Évora)  passa pela requalificação da cobertura e das fachadas e, ao que sabemos, pela  recolha de águas das chuvas.
 
Obras certamente importantes para a melhoria do conforto térmico mas, espera-se, igualmente interessante pela componente de envolvimento com a comunidade escolar e a possibilidade que esta terá para aprender a lidar e a reagir melhor às alterações climáticas em curso.
 
É bom recordar que para a escolha da Escola Horta das Figueiras (a única escolhida do distrito de Évora) não foi indiferente todas, e insistentes, diligências que a Comunidade Escolar fez no sentido de promover o conforto térmico a partir de soluções ambientalmente sustentáveis.  Primeiro com a ideia de reutilização de lonas da Feira de S. João e do material de campanha das eleições autárquicas (2017) e depois com a proposta de utilização de plantas. Um longo trajecto que ajudou os decisores (os parceiros do Projecto LIFE) a escolher a nossa Escola.
 
Para saber mais informação acerca do projecto aqui.
 
Aguardamos ainda informação detalhada sobre o projecto para a Escola Horta das Figueiras.
 
8/6/2019
 

temp

AS ELEIÇÕES NA ESCOLA

Dia 26 de Maio de 2019 tiveram lugar as eleições dos adultos na Escola Horta das Figueiras. E dois dias depois, na mesma escola, as eleições das crianças onde os adultos também participaram. Mais detalhes AQUI

cartazzigzageleicoes-1

 

 

 

 

Este slideshow necessita de JavaScript.

 

 

 

 

Este slideshow necessita de JavaScript.

DIA 1 DE MERCADINHO

 

 

 

 

Este slideshow necessita de JavaScript.

COMO FOI?
Com muitas filas.
QUANTO RENDEU? 
47€
O QUE VAMOS FAZER COM O DINHEIRO?
entrega-lo à escola como contributo para a viagem de final do ano ao Badoka e desta forma diminuir custo da viagem. Para que todos os meninos/as possam ir.
QUANDO ACONTECE OUTRA VEZ?
Amanhã
O QUE É QUE VOCÊS QUE ESTÃO A LER ISTO PODEM FAZER?
Vir, trazer mais coisas para as bancas, comprar alguma coisa e, sobretudo, JUNTAREM-SE A NÓS, conversar e conviver.
Até amanhã.

Capturar1

As eleições explicadas (e experimentadas!) às crianças

CARTAZ 940 -788 pixeis -  ELEIÇÕES NA ESCOLA.jpg

O roteiro (provisório) AQUI (link para ficheiro PDF).

itinerario hf1.JPG

 

E a missiva que esteve na origem desta iniciativa. Que contextualiza e que sugere a criação de uma iniciativa piloto AQUI  (link para documento em PDF).

BOLOTARIA E PASSEIO DE BICLA

1

Este sábado, 10h. Todos bem-vindos. Partida de Bicla do intermarché. Quem não tem bicla ou não sabe ainda, pode aprender. Haverá espaço, e tempo, para aprender a dar as primeiras pedaladas. Só para quem gosta de sítios fantásticos ao lado de casa!
Avisem, se vierem.

Mini Olimpíadas

atletismo.JPG

passeio

 

Projecto Life-myBuildingisGREEN na Escola Horta das Figueiras?

Este projecto pretende promover medidas de adaptação aos efeitos das alterações climáticas através de soluções baseadas na natureza em duas escolas na Península Ibérica, sendo que, uma delas, pode muito bem ser a Escola Horta das Figueiras.

Trata-se de um Projecto europeu liderado pelo  Real Jardim Botânico de Madrid do qual fazem parte a CIMAC e o Município de Évora.

Em concreto, estão previstas para a escola seleccionada, um investimento que pode atingir 200-300.000€ em soluções que aumentem substancialmente o conforto térmico na escola quer no verão, quer no inverno. As alterações ocorrerão ao nível da cobertura e fachadas não esquecendo outro elemento importante: a ventilação natural do edifício.

Se a Escola da Horta das Figueiras for escolhida é uma excelente notícia a vários níveis, para além da melhoria das condições de conforto. É uma excelente oportunidade de aprendizagem para toda a Comunidade da Escola e mesmo da cidade com todas as alterações que se prevêem.

É bom lembrar que as ondas de calor, cada vez mais frequentes e intensas, provocam sérios problemas de saúde e stress térmico, sobretudo em crianças e idosos, considerados grupos de risco.

Em Portugal, para além de, eventualmente,  Évora, o Porto  é a única região onde uma escola será igualmente objecto de forte investimento neste domínio.

O Coordenador do Projecto, Salustiano Torre Casado, que já conhecemos em reunião informal a 18/2/2019 em Évora afirmou:

“La solución a este problema no puede pasar por la aplicación de un programa de climatización que permita la instalación de refrigeración artificial mediante climatizadores en estos centros públicos, ya que ni las autoridades públicas responsables ni las directrices europeas lo aconsejan, debido a que los mismos contribuyen al calentamiento global, por su alto consumo de energía eléctrica y su emisión de CO2 a la atmosfera”, ha manifestado.” Estamos de acordo!

Fernando Moital, Encarregado de Educação.

Saber + sobre este Projecto

E como tudo começou aqui

 

 

Reunião de pais/encarregados de Educação (8/2/19)

17h40-18h45

33160344378_34324e07eb_b
24 encarregados de educação para discutir o conforto térmico e a viagem de final de ano

Teve lugar na Escola Horta das Figueiras mais uma reunião de pais/encarregados de educação (EE). Para discutir dois assuntos:

  1. O conforto térmico na escola;
  2. Angariação de fundos para a viagem de final de ano 18/19.

CONFORTO TÉRMICO

Para os pais que têm acompanhado menos este tópico foi apresentado o problema, o que foi feito até agora e o que se pode perspectivar num futuro próximo com eventual participação da Escola da Horta das Figueiras num projecto que prevê aplicar soluções de base natural em edifícios escolares  tendo em vista a mitigação dos efeitos das alterações climáticas. Foi dito que para além do conforto térmico a solução devia prever elevado significado educativo para as crianças. Sem prejuízo da solução a encontrar, foi também referida que a solução tivesse em conta alguma celeridade. Ou seja, se a solução passar pela colocação de plantas, que se tivesse em conta uma solução intermédia enquanto a vegetação não fosse suficiente. Caso a visita exploratória dos elementos do Projecto se fizesse à Escola, seis (!) pais disponibilizaram-se para estar presentes.

Pais/EE que se disponibilizaram para acompanhar a questão do conforto térmico (lista em aberto): Fernando Moital, Patrícia Rainho, Ana Chaveiro, São Canivete, Ofélia Morgado e Olga Grilo.

VIAGEM DE FINAL DE ANO

Alguns pais manifestaram-se disponíveis para liderar (com o apoios dos restantes) alguns eventos para a promoção do são convívio entre todos e para a angariação de fundos tendo em vista a viagem de final de ano para todas as crianças das escola. Foi discutida a hipótese de se sugerir à Escola que, à semelhança com a gestão de 50% da verba angariada o ano passado, as crianças participarem na escolha do local a visitar.

Entre as ideias propostas: espectáculo no monte alentejano, festa de final de ano, venda de garagem, participação na feira de s. joão.

Foi sugerido que pelo menos 1 pai/EE de cada ano fizesse parte da equipa que organizasse este processo.

Algumas notas avulsas:

  • Foi relevado que os pais/EE, os professores, os funcionários e as crianças deviam participar em algumas decisões que relativas às escola: organização do recreio, condições do edifício, obras de melhoramento, etc, etc.
  • A reunião foi bastante participada (24 pais/EE), muitos pais deram a sua opinião, o ambiente foi cordial e por vezes divertido e durou, como previsto, apenas 1 hora.

Pais que se disponibilizaram para acompanhar a questão da viagem de final do ano (lista em aberto): Elisete Sepanas, José Calado, São Canivete.

Reunião de pais/encarregados de educação

reuniao de pais

Hoje a Síria passou a tarde na Escola

Pouco mais de um ano depois do Pako, o basco a caminho do Nepal de bicicleta numa viagem de 3 anos, a Batraa, da Síria,  passou hoje pela escola HF.

 

 

 

 

 

Este slideshow necessita de JavaScript.

 
Talvez seja bom explicar-vos brevemente como é que estes estrangeiros chegam até nós. Há mais de 10 anos que recebemos, e somos recebidos, estrangeiros em casa através de uma plataforma chamada couchsurfing . Neste tempo já recebemos pessoas de vários países: Japão, Holanda, Espanha, Alemanha, Nova Zelândia, Bélgica, França, Vietname , etc. Por uma ou duas noites ficam em nossa casa. Sem qualquer contrapartida financeira. É a forma fixe e barata de viajar sem sair de casa. É o mundo a entrar pela nossa casa.
Da minha parte, já fui recebido 8 dias em São Tomé e Príncipe por um cooperante de Singapura a trabalhar para o governo de Taiwan. Foi um privilégio conhecer um país africano pelo lado oriental . Pelo menos na primeira semana.
 
Neste contexto, este fim de semana, recebemos uma jovem arquitecta Síria que está a fazer o doutoramento no Técnico em Lisboa. Há cerca de 6 anos que saiu da Síria pelas razões que vocês facilmente imaginam.
 
Eu e a Batraa fomos hoje durante uma hora à Escola. Por uma feliz coincidência há uma menina Síria na Escola HF.  A menina síria fez a tradução do árabe para o português. Foi bonito ver as duas na escola. Já imaginaram se vocês tivessem um filho numa escola na Turquia e um dia o vosso filho recebesse, mesmo que por uns momentos, um jovem adulto de Portugal nessa escola com quem pudesse falar português?
A Batra e a menina da Siria cantaram, escreveram em árabe, perguntaram coisas sobre Évora e responderam questões sobre a Síria. Eu que intermediei este encontro vim maravilhado. Quero crer que os vossos filhos também.
 

 

 

 

 

Este slideshow necessita de JavaScript.

Para saber mais acerca do projecto que trouxe a Batraa para Portugal. Associação Plataforma Global para Estudantes Sírios (APGES)

Chegada de 2 cacifos promotores da brincadeira

16/11/2018

Chegaram ontem à escola 2 cacifos grandes, oferta generosa da Guest House Evora Inn (obrigado Diana e Isidro) e transportados por 2 pais e um avô de meninos da nossa Escola.

 

Os professores já decidiram que servirão para guardar jogos das crianças actualmente distribuídos por vários locais e de acesso menos fácil.

Para melhor aproveitamento dos armários são precisas prateleiras. Alguém se oferece para ajudar com materiais, equipamento e tempo para um destes dias (dia e hora a combinar) vir construir as prateleiras?

Os cacifos vieram com 1 chave cada um. Porque pode ser prático fechar os armários e muito aborrecido perder as chaves tomei a liberdade de fazer 4 cópias (4 €) entretanto entregues. Se ninguém se opuser, sugeria que esses 4€ fossem pagos a partir da quantia conseguida pelas rifas.

cacifo1
Os armários já no sítio.

 

cacifo2
Para melhorar a arrumação umas 3 prateleiras por armário são necessárias.

 

factura
A factura correspondente à cópia de 4 chaves.

Brincar no campo mesmo à porta de casa

Capturar.JPG
Este ano já fomos 29 fins-de-semana para o campo com o pretexto de semear e plantar árvores. O local fica a menos de 2 km da escola. Hoje fomos mais uma vez. Foram só crianças. 1 hora dedicada a fazer uma coisa muito séria: brincar. Costumam ir adultos e crianças. Mas hoje o único adulto fui eu!
Por graça perguntei a cada um deles o que preferiam: 1) ver televisão ou brincar com os amigos? 2) Jogar no telemóvel ou brincar com os amigos? Os 3 responderam sempre brincar com os amigos. É bom redescobrir o prazer de andar no campo! Aqueles que quiserem vir experimentar um dia só precisam de o manifestar nos comentários em baixo. São todos muito bem-vindos ou aqui
zzz.JPG

14/10/2018

Início do ano lectivo 2018/19

Conforme documento do Agrupamento aqui , recepção aos alunos do 1º ciclo dia 14 Setembro. Início do ano lectivo dia 17 de Setembro, 2ª feira.

 

 

 

 

 

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s