CONFORTO TÉRMICO: Projecto  LIFE-myBUILDINGisGREEN 

RESUMO DE TUDO O QUE SABEMOS ATÉ AGORA

  1. INÍCIO: O PROBLEMA (2017)

O desconforto térmico na escola é grande. Sobretudo no verão e nas salas do primeiro andar.

Para quem quiser saber mais acerca como isto começa (2017): aqui.

temp

2. DILIGÊNCIAS FEITAS (Janeiro e Fevereiro de 2019)

No incício do ano tivemos conhecimento que a CIMAC era parceira de um Projecto Life que iria eleger uma escola do distrito de Évora para por em prática um solução sustentável do ponto ambiental que visasse a promoção do conforto térmica.

Para o efeito, entrámos em contacto com o chefe do Projecto LIfe em Espanha e promovemos, em 8 de Fevereiro de 2019,  uma reunião de pais muito participada onde  foi apresentado o problema, o que foi feito até agora e o que se podia perspectivar no futuro próximo com eventual participação da Escola da Horta das Figueiras num projecto que previa aplicar soluções de base natural em edifícios escolares  tendo em vista a mitigação dos efeitos das alterações climáticas. Foi dito que para além do conforto térmico a solução devia prever elevado significado educativo para as crianças.

reuniao de pais

33160344378_34324e07eb_b

3 A Escola Horta da Figueiras é escolhida para participar no Projecto (Junho de 2019)

Em junho de 2019 ficámos a saber que a Escola Horta das Figueiras tinha sido escolhida pelo Projeto Life myBUILDINGisGREEN. Página resumo do Projecto aqui. Filme de divulgação do Projecto aqui.

life capa de filme

4.  O que sabemos até agora acerca do Projecto? (7/8/2019)

Este projecto, num investimento que poderá rondar os 250.000 € (a confirmar),  prevê a construção de uma  coberturas verde por forma a melhorar o comportamento bioclimático do edifício escolar e monitorizar como este reage aos eventos extremos, como vagas de frio e ondas de calor.

A solução  a aplicar, ainda em objecto de discussão entre as entidades que integram o projecto ( AGENCIA ESTATAL CONSEJO SUPERIOR DE INVESTIGACIONES CIENTÍFICAS, CIMAC e Câmara Municipal de Évora)  passa pela requalificação da cobertura e das fachadas e, ao que sabemos, pela  recolha de águas das chuvas.
Obras certamente importantes para a melhoria do conforto térmico mas, espera-se, igualmente interessante pela componente de envolvimento com a comunidade escolar e a possibilidade que esta terá para aprender a lidar e a reagir melhor às alterações climáticas em curso.

 

Este slideshow necessita de JavaScript.

A imagens de coberturas verdes de outros locais. À data ainda não conhecemos pormenores do Projecto (solicitados a 7/8/2019).

Curiosidade

Este projecto numa escola pública em Sevilha, Espanha.

Resumo do Projecto aqui e mais info aqui

sevilha.JPG

Última actualização 7/8/19