Já conseguimos

Ano escolar 2018/19

AS ELEIÇÕES NA ESCOLA

Dia 26 de Maio de 2019 tiveram lugar as eleições dos adultos na Escola Horta das Figueiras. E dois dias depois, na mesma escola, as eleições das crianças onde os adultos também participaram. Mais detalhes AQUI

cartazzigzageleicoes-1

CONFORTO TÉRMICO: ESCOLA HORTA DAS FIGUEIRAS INTEGRA PROJECTO LIFE

A Escola Horta das Figueiras é uma das duas escolas escolhidas pelo projecto  LIFE-myBUILDINGisGREEN . A outra escola escolhida é a Escola do Falcão no Porto. 

Este projecto, num investimento que poderá rondar os 250.000 € (a confirmar),  prevê a construção de uma  coberturas verde por forma a melhorar o comportamento bioclimático do edifício escolar e monitorizar como este reage aos eventos extremos, como vagas de frio e ondas de calor.

A solução  a aplicar, ainda em objecto de discussão entre as entidades que integram o projecto ( AGENCIA ESTATAL CONSEJO SUPERIOR DE INVESTIGACIONES CIENTÍFICAS, CIMAC e Câmara Municipal de Évora)  passa pela requalificação da cobertura e das fachadas e, ao que sabemos, pela  recolha de águas das chuvas.
Obras certamente importantes para a melhoria do conforto térmico mas, espera-se, igualmente interessante pela componente de envolvimento com a comunidade escolar e a possibilidade que esta terá para aprender a lidar e a reagir melhor às alterações climáticas em curso.
É bom recordar que para a escolha da Escola Horta das Figueiras (a única escolhida do distrito de Évora) não foi indiferente todas, e insistentes, diligências que a Comunidade Escolar fez no sentido de promover o conforto térmico a partir de soluções ambientalmente sustentáveis.  Primeiro com a ideia de reutilização de lonas da Feira de S. João e do material de campanha das eleições autárquicas (2017) e depois com a proposta de utilização de plantas. Um longo trajecto que ajudou os decisores (os parceiros do Projecto LIFE) a escolher a nossa Escola.
Para saber mais informação acerca do projecto aqui.
Aguardamos ainda informação detalhada sobre o projecto para a Escola Horta das Figueiras.
8/6/2019
temp

 

MERCADINHO

COMO FOI?
com os pais a trazer muitas coisas de casa e as crianças a ajudar a vender
QUANTO RENDEU? 
47€ só no  primeiro dia
O QUE  FIZEMOS COM O DINHEIRO?
entregámo-lo à escola como contributo para a viagem de final do ano ao Badoka e desta forma todos os meninos/as foram sem o impedimento do custo da viagem+entrada.

Capturar1

Vários passeios de bicicleta

passeio

Várias reuniões de pais

Uma espécie de 0rçamento participativo 18/19 Ler+ HF orçamento participativo

Oferta de dois cacifos promotores da brincadeira

cacifo2

Ano escolar 2017/18

Festa final do Ano 2017/18 Ler +

pano_20180621_174258

Um bebedouro com água à altura de todos (Janeiro de 2018) Ler +

39560629500_8605cfdee0_b
O novo bebedouro (fevereiro 2018).

Um estacionador de bicicletas (Outubro de 2017) LER +

estac