Proposta da Comunidade para o pátio no âmbito do Projecto MyBuildingisGreen.

PROPOSTAS DA COMUNIDADE EDUCATIVA HF:

A CORREDOR BELO (1) | B MAIS ÁRVORES DO LADO SUL (2,3 e 4 ) | C) MINI-AUDITÓRIO BELA SOMBRA (5) | D) LABIRINTO DE PLANTAS (6) |E) COMPOSTOR | F FACHADA VERDE

A – CORREDOR BELO

A) As funcionárias recebem e entregam as crianças ao portão da escola. Cerca de 1 hora de manhã e 1 hora à tarde. É preciso protegê-las da chuva e do sol. 

B) Os alunos votaram em eleições (pela segunda vez) e escolheram, como proposta de melhoria para a escola um local para guardar as mochilas, vulgo “mochilodrómo”. Processo AQUI

C) A entrada/saída da escola é o primeiro contacto com a escola diariamente. 

Ser útil, fresca e bela é a nossa proposta.

Cereja em cima do bolo: No verão, sob determinadas condições que se podem automatizar (relógio, sensores de humidade e temperatura), os atomizadores podem ligar-se à hora da saída alguns minutos com o duplo intuito: refrescar e divertir. Os atomizadores têm um consumo minímo de agúa. Mesmo assim, à semelhança de outros consumos de água, podem e devem monitorizar-se.

B – MAIS ÁRVORES DO LADO SUL

C – MINI-AUDITÓRIO   DA BELA-SOMBRA

Por que não criar uma sala de aula no espaço mais belo e privilegiado da Escola? 

A estrutura pode ser de madeira, elevada do solo por forma a proteger a árvore que queremos celebrar/aproveitar/proteger. É de evitar a construção de alicerces para não prejudicar e estrutura radicular da árvore.

D – LABIRINTO DE PLANTAS

E – UM COMPOSTOR

Um compostor junto à cozinha. Não esquecer que o compostor precisa de ser regado

F – FACHADA VERDE

CONSTRUÇÃO DA MAQUETE

MEMÓRIA DESCRITIVA DA MAQUETE

O que discutimos dia 26/10/2019?

Reunião de pais

Foi  unânime que falta informação e tempo para fazer as coisas. São vários os interlocutores e não há um documento que nos explique sinteticamente o que é este projecto: O que está previsto? Qual o montante? Datas? Etc, etc. 

Queremos muito colaborar e que a Comunidade Educativa da Escola tire o máximo partido dele. Como temos dado prova com o nosso envolvimento hoje e em todo o processo que foi conduzido para que a Escola Horta das Figueiras fosse escolhida.

5. O que fizemos hoje?

Convidámos várias pessoas para nos ajudar a ler o espaço/contexto e a dar sugestões.Tivemos a ajuda da cidadã e arquitecta paisagista Cassandra Querido.Com a ajuda da planta, demos uma volta ao recreio e apresentamos as nossas propostas

Apontamentos da reunião de 26/10/2019 (17-19h)

Colaboração da Comunidade Educativa da Escola Horta das Figueiras

Este documento foi posto à disposição em formato editável a todos os presentes na reunião de hoje. 

1 Esta reunião serviu para quê?

Colaboração da Comunidade Educativo com propostas de melhoria do recreio da Escola passíveis de serem incorporadas no Projecto

3. Como nos preparámos?

Na página do Facebook da Comunidade (AQUI)  tentámos arranjar a data que servisse um maior número de membros.Distribuímos um convite em papel para todas as famílias das escolas através dos alunos.Foi enviado um convite via Whatsapp a todos os pais via representantes.

O que discutimos hoje dia 26/10/2019?

Foi  unânime que falta informação e tempo para fazer as coisas. São vários os interlocutores e não há um documento que nos explique sinteticamente o que é este projecto: O que está previsto? Qual o montante? Datas? Etc, etc. 

Queremos muito colaborar e que a Comunidade Educativa da Escola tire o máximo partido dele. Como temos dado prova com o nosso envolvimento hoje e em todo o processo que foi conduzido para que a Escola Horta das Figueiras fosse escolhida.

5. O que fizemos hoje?

Convidámos várias pessoas para nos ajudar a ler o espaço/contexto e a dar sugestões.Tivemos a ajuda da cidadã e arquitecta paisagista Cassandra Querido.Com a ajuda da planta, demos uma volta ao recreio e apresentamos as nossas propostas

NOTAS:

  • Por forma a envolver o maior número de pais:
    • As reuniões devem ser marcadas ao fim-de-semana ou depois das 17h30 e não devem ter mais de 1 h de duração. Deve ser enviada previamente informação relevante, sintetizada e em linguagem clara;
  • Todas as plantas do recreio e da cobertura devem estar identificadas localmente e ter uma pequena ficha no dossier da escola;- Aldeias das Ciências Unesco;
  • Ponderar sobre a hipótese da água da cobertura ser armazenada numa cisterna colocada a uma quota que permite a rega das plantas por gravidade. A cisterna deve ser graduada para que permita a sua melhor monitorização. Prever, em concomitância, um pluviómetro simples e acessível. 
  • Os drenos junto à bela sombra (ponto 5) , actualmente cheios de terra, podiam ser reaproveitados para pequenos corredores de água em circuito fechado. Para corridas de barquinhos? A bomba de recirculação da água podia ser manual ou “alimentada a pedal”. Existe em Évora uma associação (Nossa Senhora dos Aflitos, Centro Unesco, – Aires Carvalho.
  • Como princípio, devem-se escolher plantas que dêem frutos comestíveis;
  • A Comunidade Educativa quer conhecer o projecto na globalidade e o que este prevê nas suas diferentes dimensões (edifício, janelas, fachadas, recreio, monitorização, etc)
  • Estas propostas podem e devem ser entregues às crianças, professoras e funcionárias da escola Horta das Figueiras.
  • Sugerimos que as crianças participem  com base neste modelo. Porque nos pareceu simples e cumprível. Deixámos propositadamente as propostas de diversão para a as crianças. 
  • A proposta de construção de uma maquete que incorpore as diferentes soluções  também será interessante de concretizar. Os pais/EE estão colaborantes. Nesse sentido, já se encontra proposto e previsto um segundo momento, com as crianças e as famílias, em data a determinar – no fim de semana de 9 e 10 de Novembro.

Este documento foi criado em 26/out/2019. Este sob consulta pelos presentes em formato editável dia 27/out/2019.

Um resumo feito pela nossa convidada de 26/10/19, a arquitecta paisagista Cassandra Q.  com uma útil identificação de algumas árvores que compõem o recreio da Escola AQUI

Link para pasta no GoogleDrive que contém informação sobre as propostas  das crianaças e da Comunidade Educativa HF para o Pátio AQUI

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Última actualização: 26/11/2019